A Busca pela Qualidade
As empresas e instituições podem buscar a Qualidade por diversas maneiras, sendo estas apoiadas por conceitos e ou ainda de forma mais intuitiva por seus gestores.
Os profissionais muitas vezes atuam de forma intuitiva e pouco técnica. As pessoas tendem a personificar a forma de trabalho e as empresas constroem suas culturas de forma particular mediante, as interferências de cada um.
É muito interessante este processo natural no desenvolvimento da cultura, porém é fundamental que se conheçam as possibilidades da utilização de conceitos que favorecem a Qualidade.
A Qualidade pode ser alcançada, mesmo de forma intuitiva, mas o esforço é muito maior, enquanto que pelo uso de conceitos consolidados no mercado, o esforço é menor e consequentemente despesas, atritos e erros são menores.
Os conceitos mais conhecidos e
utilizados no mundo para uma
organização buscar a Qualidade são:
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- Programa 5S
- Gestão da Qualidade Total
- ISO 9001
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É importante frisar que estes conceitos podem ser implantados independentemente e não são etapas na busca pela Qualidade.
Os conceitos mencionados abordam diferentes aspectos em uma organização e não concorrem entre si, na verdade estes conceitos se complementam perfeitamente e maximizam os resultados da Qualidade.
Vamos entender os aspectos
que cada conceito aborda:
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- Programa 5S → Ambiente de Trabalho
- GQT → Liderança
- ISO 9001 → Processos
Sendo assim, percebemos que cada conceito tem uma atuação diferente dentro de uma organização e trás benefícios distintos.
Também é importante ressaltar que estes conceitos são aplicáveis a qualquer tipo de organização e porte.
Afinal, qual empresa ou instituição não merece ter um ambiente que impulsione a Qualidade?
Qual empresa ou instituição não deseja capacitar seus gestores e líderes para desenvolver equipes de alto desempenho?
Qual empresa ou instituição não pretende organizar seus processos para entregar produtos e serviços com Qualidade e satisfazer seus Clientes?
Existem outros conceitos que contribuem para a busca da Qualidade, mas estes são os mais conhecidos e utilizados. Dependendo do segmento em que a organização atue pode haver programas setoriais ou conceitos mais aplicáveis àquele tipo de produção e prestação de serviços.
Estes 03 conceitos mencionados podem ser implantados em diferentes momentos em uma organização e na sequência em que a empresa julgar necessária, conforme suas maiores deficiências. Mas quando me perguntam sobre uma possível sequência lógica, eu responderia:
“Inicie por uma boa e consistente implantação do Programa 5S, pois proporcionará uma base cultural para Qualidade. Vai cativar e preparar as pessoas para mudanças.”
“Depois inicie a implantação da ISO 9001, descrevendo e melhorando os processos, assim as atividades se padronizam e ficam claras as responsabilidades e desempenho almejado.”
“E durante a parte final de implantação da ISO 9001, capacite a Liderança com as técnicas do GQT, para que comandem pessoas de forma técnica e agregadora na busca por melhorias e alto desempenho”