Tem alguma pergunta?
Mensagem enviada. Fechar

UP Publicações

Artigo: Fred Ienco

As empresas e instituições podem buscar a Qualidade por diversas maneiras, sendo estas apoiadas por conceitos e ou ainda de forma mais intuitiva por seus gestores.

Os profissionais muitas vezes atuam de forma intuitiva e pouco técnica. As pessoas tendem a personificar a forma de trabalho e as empresas constroem suas culturas de forma particular mediante, as interferências de cada um.

É muito interessante este processo natural no desenvolvimento da cultura, porém é fundamental que se conheçam as possibilidades da utilização de conceitos que favorecem a Qualidade.

A Qualidade pode ser alcançada, mesmo de forma intuitiva, mas o esforço é muito maior, enquanto que pelo uso de conceitos consolidados no mercado, o esforço é menor e consequentemente despesas, atritos e erros são menores.

Os conceitos mais conhecidos e
utilizados no mundo para uma
organização buscar a Qualidade são:

      • Programa 5S
      • Gestão da Qualidade Total
      • ISO 9001

É importante frisar que estes conceitos podem ser implantados independentemente e não são etapas na busca pela Qualidade.

Os conceitos mencionados abordam diferentes aspectos em uma organização e não concorrem entre si, na verdade estes conceitos se complementam perfeitamente e maximizam os resultados da Qualidade.

Vamos entender os aspectos
que cada conceito aborda:

    • Programa 5S       Ambiente de Trabalho
    • GQT                       Liderança
    • ISO 9001              Processos

Sendo assim, percebemos que cada conceito tem uma atuação diferente dentro de uma organização e trás benefícios distintos.

Também é importante ressaltar que estes conceitos são aplicáveis a qualquer tipo de organização e porte.

Afinal, qual empresa ou instituição não merece ter um ambiente que impulsione a Qualidade?

Qual empresa ou instituição não deseja capacitar seus gestores e líderes para desenvolver equipes de alto desempenho?

Qual empresa ou instituição não pretende organizar seus processos para entregar produtos e serviços com Qualidade e satisfazer seus Clientes?

Existem outros conceitos que contribuem para a busca da Qualidade, mas estes são os mais conhecidos e utilizados. Dependendo do segmento em que a organização atue pode haver programas setoriais ou conceitos mais aplicáveis àquele tipo de produção e prestação de serviços.

Estes 03 conceitos mencionados podem ser implantados em diferentes momentos em uma organização e na sequência em que a empresa julgar necessária, conforme suas maiores deficiências. Mas quando me perguntam sobre uma possível sequência lógica, eu responderia:

 “Inicie por uma boa e consistente implantação do Programa 5S, pois proporcionará uma base cultural para Qualidade. Vai cativar e preparar as pessoas para mudanças.”

“Depois inicie a implantação da ISO 9001, descrevendo e melhorando os processos, assim as atividades se padronizam e ficam claras as responsabilidades e desempenho almejado.”

“E durante a parte final de implantação da ISO 9001, capacite a Liderança com as técnicas do GQT, para que comandem pessoas de forma técnica e agregadora na busca por melhorias e alto desempenho”

Author: admin_up_24_2x

Deixe um comentário