UP Publicações

Artigo: Fred Ienco

As empresas e instituições podem buscar a Qualidade por diversas maneiras, sendo estas apoiadas por conceitos e ou ainda de forma mais intuitiva por seus gestores.

Os profissionais muitas vezes atuam de forma intuitiva e pouco técnica. As pessoas tendem a personificar a forma de trabalho e as empresas constroem suas culturas de forma particular mediante, as interferências de cada um.

É muito interessante este processo natural no desenvolvimento da cultura, porém é fundamental que se conheçam as possibilidades da utilização de conceitos que favorecem a Qualidade.

A Qualidade pode ser alcançada, mesmo de forma intuitiva, mas o esforço é muito maior, enquanto que pelo uso de conceitos consolidados no mercado, o esforço é menor e consequentemente despesas, atritos e erros são menores.

Os conceitos mais conhecidos e
utilizados no mundo para uma
organização buscar a Qualidade são:

      • Programa 5S
      • Gestão da Qualidade Total
      • ISO 9001

É importante frisar que estes conceitos podem ser implantados independentemente e não são etapas na busca pela Qualidade.

Os conceitos mencionados abordam diferentes aspectos em uma organização e não concorrem entre si, na verdade estes conceitos se complementam perfeitamente e maximizam os resultados da Qualidade.

Vamos entender os aspectos
que cada conceito aborda:

    • Programa 5S       Ambiente de Trabalho
    • GQT                       Liderança
    • ISO 9001              Processos

Sendo assim, percebemos que cada conceito tem uma atuação diferente dentro de uma organização e trás benefícios distintos.

Também é importante ressaltar que estes conceitos são aplicáveis a qualquer tipo de organização e porte.

Afinal, qual empresa ou instituição não merece ter um ambiente que impulsione a Qualidade?

Qual empresa ou instituição não deseja capacitar seus gestores e líderes para desenvolver equipes de alto desempenho?

Qual empresa ou instituição não pretende organizar seus processos para entregar produtos e serviços com Qualidade e satisfazer seus Clientes?

Existem outros conceitos que contribuem para a busca da Qualidade, mas estes são os mais conhecidos e utilizados. Dependendo do segmento em que a organização atue pode haver programas setoriais ou conceitos mais aplicáveis àquele tipo de produção e prestação de serviços.

Estes 03 conceitos mencionados podem ser implantados em diferentes momentos em uma organização e na sequência em que a empresa julgar necessária, conforme suas maiores deficiências. Mas quando me perguntam sobre uma possível sequência lógica, eu responderia:

 “Inicie por uma boa e consistente implantação do Programa 5S, pois proporcionará uma base cultural para Qualidade. Vai cativar e preparar as pessoas para mudanças.”

“Depois inicie a implantação da ISO 9001, descrevendo e melhorando os processos, assim as atividades se padronizam e ficam claras as responsabilidades e desempenho almejado.”

“E durante a parte final de implantação da ISO 9001, capacite a Liderança com as técnicas do GQT, para que comandem pessoas de forma técnica e agregadora na busca por melhorias e alto desempenho”

Author: admin

Deixe um comentário

Este site usa cookies e solicita seus dados pessoais para melhorar sua experiência de navegação. We are committed to protecting your privacy and ensuring your data is handled in compliance with the General Data Protection Regulation (GDPR).