5S – Fácil Entender e Difícil Manter
O programa 5S foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa no Japão e nasceu para atender as necessidades de Organização e Limpeza após a 2ª Guerra Mundial.
Este programa foi inserido em diversas empresas e instituições, mas, no entanto, ficou mundialmente conhecido pelos resultados expressivos na empresa fabricante de automóveis, Toyota.
O Programa 5S (na tradução ao português) é constituído de 5 Sensos, sendo eles:
-
- Seiri → Senso de Utilização;
- Seiton → Senso de Ordenação;
- Seisou → Senso de Limpeza;
- Shitsuke → Senso de Saúde;
- Seiketsu → Senso de Auto Disciplina.
Já existem muitos livros e artigos sobre o Programa 5S e alguns inclusive acrescentam novos sensos, 8S, 10S. Se pesquisar os sentidos dos novos sensos criados, percebe-se que já eram contidos nos 5 sensos iniciais, bastando se aprofundar no entendimento e aplicação destes.
No Japão, o Programa 5S é apresentado às crianças desde a infância no período de pré-escola e contribui muito para a cultura japonesa. No Brasil, raramente encontramos alguma disciplina que aborde o tema em escolas de nível superior e ainda quando há, a abordagem é superficial.
O resultado disso é refletido no comportamento pessoal e profissional dos brasileiros.
A atividade de consultoria me proporciona a possibilidade de visitar diversas empresas, diferentes em tamanho, produtos, serviços e culturas. Nestas visitas, é comum estar andando no interior das empresas com gestores que relatam já ter utilizado o Programa 5S, no entanto, analisando o ambiente destas empresas não demonstram o Ambiente 5S.
O fato é que um Programa 5S bem elaborado e aplicado corretamente, deve transformar os ambientes e os comportamentos dos colaboradores para a sua perpetuidade. Não se trata de uma técnica para se utilizar em alguns momentos, trata-se de um incremento cultural que propicia uma grande melhoria do ambiente de trabalho e a partir da utilização dos 05 sensos, deve-se promover os hábitos para mantê-los e melhorá-los, ou seja, o Programa 5S é uma Filosofia de Trabalho.
Esta é a questão chave do Programa 5S que faz a diferença, inserir na cultura da organização a gestão do ambiente de trabalho.
A implantação dos 5 sensos não é difícil e quando realizada por profissionais com experiência, conduz a organização para níveis de excelência. A gestão do Programa 5S é o que a maioria das empresas tem dificuldade, pois após sua implantação, o foco e esforços mudam para outras demandas da organização. Consequentemente os ambientes acabam retornando aos hábitos anteriores e perdem as melhorias conquistadas.
Raros profissionais possuem conhecimento e técnicas que garantem a gestão do ambiente após a implantação, estas não se encontram em livros. A frequência de uso leva a perfeição!
O Programa 5S é transformador e fácil, porém requer cuidados para a sua manutenção e é possível se aplicar em qualquer ambiente de trabalho, mesmo em casa.